Escola Vila Maria, Colégio Newton Braga, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Rua Newton Braga, 147,  Vila Maria, São Paulo-SP

Ensino Fundamental Vila Maria, Escola Vila Maria, Colégio Zona Norte, Colégio Vila Maria, Escola Zona Norte, Escola Vila Maria, Educação Infantil Vila Maria, Ensino Infantil Vila Maria

“A tarefa de ensinar e aprender vai muito além da transmissão de conteúdo”

Escola Zona Norte

Educação Infantil Vila Maria

Colégio Vila Maria

EDUCAÇÃO INFANTIL

A nossa metodologia enfatiza o método fônico de alfabetização, que se caracteriza pelo estabelecimento das relações entre símbolo e som. Apresentam-se à criança os sons representados pelas letras e, ao combiná-los, pronunciam-se as palavras.
Na Educação Infantil, escolhemos histórias: os clássicos infantis, que servem como temas geradores de todos os conceitos básicos a serem trabalhados em cada faixa etária.

As histórias infantis são excelentes recursos pedagógicos, pois:
Organizam e simbolizam os sentimentos e as sensações;
Ajudam na elaboração desses sentimentos e sensações;
Vêm ao encontro da necessidade que o educando tem de movimento, de ação, de jogo da imaginação e de imitação;
Trabalham os valores e as virtudes;
Trabalham com a auto-estima, trazendo alegria à vida das crianças;
Proporcionam conforto e esperança;

EDUCAÇÃO INFANTIL

UM MATERIAL QUE POTENCIALIZA O ENTUSIASMO EM APRENDER

O material da Educação Infantil, completamente alinhado à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está preparado para acompanhar o desenvolvimento das crianças e despertar o seu entusiasmo em aprender. Fundamentado na Pedagogia Afetiva, conta com práticas inspiradas na proposta fônica de alfabetização, além de trabalhar contos clássicos. A qualidade e o nível do conteúdo desenvolvido proporcionam à escola segurança para tornar os primeiros passos infantis no contexto escolar mais prazerosos e seguros.

ENSINO FUNDAMENTAL

Nosso trabalho com o Ensino Fundamental também parte do estudo e da análise das características das crianças dessa faixa etária. Só assim podemos atender as reais necessidades dos alunos.
De acordo com alguns estudiosos, vejamos as características dessa fase:
Fase emocional intensa, com desenvolvimento de sentimentos;
Valorização sobre a execução e o controle dos movimentos (global e fino);
A emulação se faz presente – estímulos para a criança ou jovem imitar ou superar alguém – portanto devemos pensar com carinho quanto às questões do modelo;

Consegue fazer classificações, seriações, correlações, adição e multiplicação;
Sua aprendizagem acontece sempre a partir do que ela tem na sua base de experiência;
A linguagem adquiriu uma estrutura lógica e seu vocabulário vai progredindo até ficar altamente enriquecido;
Apresenta atitudes de cooperação e de aceitação de regras que vão amenizando o egocentrismo.

Necessário se faz que as atividades pedagógicas atendam aos alunos nos campos afetivo, cognitivo e psicomotor. Tais atividades devem levar ao aprendizado com alegria e prazer, habilitando o aluno com um método científico capaz de provocar o verdadeiro conhecimento.
Esse conhecimento vai garantir a inserção intelectual e afetiva do jovem entre os adultos.
Fatos da atualidade e os conteúdos transversais devem ser incorporados aos conteúdos programáticos dando, assim, maior amplitude ao ensino.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA FASE EM QUE SE ESTABELECE A EFETIVA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO

O material dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é pautado na valorização das relações humanas e está totalmente alinhado aos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com ele, os educadores trabalham com os sentimentos das crianças e apresentam também o novo, sempre baseado no conhecimento adquirido, promovendo qualidade científica, cognitiva, social e afetiva no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FIRMANDO O APRENDIZADO COM PROFUNDIDADE E QUALIDADE

O material dos Anos Finais do Ensino Fundamental, construído de acordo com os direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promove uma educação forte e bem estruturada, a base necessária para todo o processo de aprendizagem que a era da globalização exige. Todas as disciplinas contam com autores que são professores atuantes em sala de aula, que entendem o aluno desse segmento como um sujeito com interesses e necessidades.

Colégio Zona Norte

Escola Zona Norte